- Começa a funcionar o IMECC, criado pela Lei Estadual nº 7.655 e autorizado pela Resolução CEE nº 46/66.
- No dia 17 de abril deste ano, o CCUEC (Centro de Computação da Universidade de Campinas) passa a integrar o IMECC.
- Começa a funcionar o Mestrado em Matemática.
- No dia 23 de outubro, Orlando Francisco Lopes defende a primeira tese de Doutorado do IMECC, sob a orientação do Prof. Dr. Waldyr Muniz Oliva. A banca é composta pelos professores doutores Mauro de Oliveira César, Léo Roberto Borges Vieira, Nelson Onuchic e Paulo Boulos.
1968 - 1977
1968
1969
- Foi criado o Departamento de Ciência da Computação dentro do Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação e o curso de Bacharelado em Ciência da Computação, primeiro do gênero no Brasil, que serviu de modelo para inúmeros outros programas de graduação em todo país.
1970
- Rubens Murillo Marques propõe a interligação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com São Paulo, através da conexão do sistema 1130 (pertencente à Universidade) com o computador 1360, modelo 65, a ser instalado pela IBM naquela cidade. A medida visa ampliar a infraestrutura computacional para a instalação do terceiro ano do curso de bacharelado em Ciência da Computação e colocar a UNICAMP na vanguarda da realização científica no setor. (Correio Popular, 21.07.1970, pg 8)
- Começa a funcionar o Doutorado em Matemática.
1971
- Ofício 12/71, datado de 21.01.71, autoriza a Criação dos Departamentos de Matemática, Estatística e Ciência da Computação. Neste período o corpo docente do IMECC contava com 45 professores, sendo que 11 eram da Estatística, 8 da Ciência da Computação e 26 da Matemática.
1972
- O professor Ubiratan D'Ambrósio assume a diretoria do IMECC.
1973
- O IMECC realiza, com apoio da FAPESP, o Simpósio Nacional de Topologia e Geometria organizado pelos professores João Bosco Pitombeira de Carvalho (PUC-RJ) e Antônio Conde (UNICAMP). (Folha de São Paulo, 18.02.73)
- Reconhecimento do curso de Estatística (Decreto Federal número 072487, de 18.07.73).
1974
- É aprovado o curso de bacharelado em Matemática.
- Em julho, o IMECC realiza o Symposium of Functional Analysis sob coordenação de Djairo G. Figueiredo. As atas do congresso foram publicadas no livro: Functional Analysis, D.G. Figueiredo (editor), Marcel Dekker, New York, 1976.
1975
- É apresentado em Montevidéu, a pedido da UNESCO, o trabalho Projetos Integrados em Matemática e Ciências - Nova Opção para o Ensino de Ciências, por Ubiratan D'Ambrósio, professor da UNICAMP. (Correio Popular, 4.12.75)
- Reconhecimento do curso de Matemática (Decreto Federal número 076941, de 30.12.75).
- O IMECC realiza o International Symposium on Infinite Dimensional Holomorphy, 4 a 8 de agosto de 1975, sob coordenação de Mário C. Matos. As atas do congresso foram publicadas no livro: Infinite Dimensional Holomorphy and Applications, M.C. Matos (editor), North-Holland, Amsterdam, 1977.
1976
- Reconhecimento do curso de Ciência da Computação do Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação da UNICAMP. (Correio Popular, 24.06.76, pg 9)
- Começa a funcionar o Mestrado em Matemática Aplicada.
- O IMECC realiza o segundo SINAPE (Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística) sob coordenação da professora Maria Elisa Fini, cujo logotipo, criado nesse simpósio, é utilizado até hoje nos SINAPE e também pela ABE (Associação Brasileira de Estatística).
- Acontece no IMECC, de 11 a 17 de julho, o III Simpósio Latino-Americano de Lógica Matemática (SLALM). Na ocasião, o Instituto é dirigido pelo professor Ubiratan D'Ambrósio. Dentre os organizadores desse simpósio encontram-se o professor Newton C. A. da Costa (primeiro diretor associado do IMECC, 1967) e a professora Ayda Ignez Arruda (futura diretora do IMECC, a primeira eleita pelo voto direto, 1980). Esse acontecimento é muito importante por ser a primeira vez que um evento continental de lógica matemática é realizado no Brasil. Além disso, esse evento marca a liderança da comunidade lógico-matemática brasileira no contexto da América Latina. O termo “lógica paraconsistente”, que hoje é mundialmente conhecido e classificado no Mathematical Reviews, é introduzido por Francisco Miró Quesada numa memorável comunicação desse simpósio. (Evandro Luís Gomes - historiador da lógica, mestre em Filosofia pela USP e doutor em Filosofia pela Unicamp).
1977
- A Unicamp, por meio do Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação, organiza, sob coordenação do professor Ubiratan D'Ambrósio, o Simpósio de Matemática, com o objetivo de discutir tendências no ensino de matemática nas escolas elementares e secundárias. O evento conta com o patrocínio da OEA, do Ministério da Educação e Cultura e do Comitê Internacional de Educação Matemática. (Folha de São Paulo, 24.04.77).
- O IMECC organiza o 5o. Seminário Brasileiro de Análise (SBA), no período de 5 a 7 de maio, sob coordenação do professor Ubiratan D'Ambrosio.
- O IMECC organiza o International Symposium on Approximation Theory, no período de 1 a 5 de agosto, sob coordenação do professor João B. Prolla. As atas do congresso foram publicadas no livro: Approximation Theory and Functional Analysis, J.B. Prolla (editor), North-Holland, Amsterdam, 1979.
- Começa a funcionar o Mestrado em Estatística.
- O IMECC organiza Reunião de Formas Quadráticas em dezembro, sob coordenação do prof. Nelo Allan. Essa reunião contou com a participação do famoso matemático holandês Tom Springer.